Areia, sol, suor e muita diversão. O Beach Tennis é um esporte que traz muitos benefícios para o corpo e a mente. A modalidade vem ganhando cada vez mais adeptos no país —segundo a CBT (Confederação Brasileira de Tênis), cerca de um 1,1 milhão de pessoas praticam a atividade atualmente, mais que o dobro em comparação a 2019— e há cada vez mais espaços para jogar Beach Tennis nas grandes capitais.

Em Jundiaí, diversas quadras particulares movimentam o esporte e atraem adeptos de todas as idades, como Simone Lopes e Caio Mass casados há 10 anos, que por não terem acesso a uma quadra de areia onde moram, jogam de 4 a 5 dias por semana, na VTennis Arena Jundiaí. “Caio foi quem descobriu o esporte em 2018 e me convidou para conhecer. O Beach Tennis é um esporte que acolhe pessoas de todas as idades e envolve a família. Por ser uma modalidade mista, ele permite competições e treinos em casal e isso é maravilhoso”, destaca Simone.

Além da prática semanal, Simone e Caio também participam de torneios

Além de treinar, o casal também participa de diversos torneios e acreditam que não é só uma febre. “É um esporte acolhedor e sua evolução acabou se tornando uma realidade. Acreditamos que o Beach Tennis veio para ficar e esperamos que, em breve, se torne até um esporte olímpico”, avalia, comemorando a rotina de trabalho flexível que permite que ela e o esposo consigam encaixar a prática do esporte no dia a dia da família. “Temos uma menina de 4 anos, a Luísa, e por ela, fazemos uma espécie de escala: quando treino, Caio fica com a Luísa e vice-versa. Algumas vezes a levamos junto com a gente e, quando vamos para torneios, ela fica com as avós”, explica.

Simone e Caio conheceram o projeto do Villaggio Engordadouro e se interessaram pelo empreendimento quando souberam que o projeto da área de lazer prevê uma quadra de Beach Tennis. “Ter a opção de poder jogar no “quintal” de casa é o sonho de qualquer praticante do esporte, uma vez que ele é altamente viciante. Essa é uma iniciativa que com certeza despertará interesse de muitas pessoas que como nós, amam o Beach Tennis”, avalia.

Para conhecer o empreendimento Villaggio Engordadouro e toda a estrutura de sua área de lazer, visite a Loja Applausi, Av. das Indústrias, 2.101. Engordadouro, ao lado do posto Videira, no Bairro Engordadouro.

Beach Tennis no inverno

Apesar de ser um esporte que tem tudo a ver com o verão, as pessoas não vão deixar de praticar Beach Tennis agora, quando as temperaturas estão mais baixas. Afinal, praticar atividade física é importante em qualquer época do ano, não é mesmo?

Os praticantes precisam ficar atentos, em temperaturas baixas, a demanda energética do organismo na tentativa de manter o calor corporal é maior e, por isso, o Beach Tennis se torna uma alternativa interessante para quem quer se proteger do ganho de peso tão característico do inverno.

Mas cuidado na escolha da roupa adequada para manter a prática de esporte, mesmo nos dias mais frios: escolha tecidos leves que não prendam os movimentos e que isolem a temperatura do corpo, como jaquetas corta-vento e proteja os pés com meia de neoprene. Faça aquecimento do corpo antes do treino e dos jogos. Lembre-se, no inverno, os músculos tendem a ficar mais rígidos e o aquecimento prévio pode prevenir algum tipo de lesão.