A Construtora Applausi foi umas das 40 empresas reconhecidas pela Prefeitura de Jundiaí com o Selo Empresa Amiga dos Direitos Humanos. A iniciativa do governo municipal tem o intuito de integrar a iniciativa privada com práticas sustentáveis e um olhar voltado aos direitos humanos e bem-estar das pessoas. O evento de entrega do selo foi realizado na sexta-feira, dia 14 de junho, no auditório do CIESP Jundiaí.
A certificação foi dividida em três categorias – ouro, prata e bronze – de acordo com o trabalho desenvolvido dentro das corporações. A Applausi recebeu o selo prata e o diretor Rafael Benassi, acompanhado da coordenadora de Marketing, Miriam Pontes, e da Bióloga Rosi Rabelo, participou da entrega. “É com grande orgulho e satisfação que recebemos o ‘Selo Empresa Amiga dos Direitos Humanos’. Este reconhecimento é um testemunho do nosso compromisso contínuo com a promoção e proteção dos direitos humanos em todas as nossas operações. Na Construtora Applausi, o respeito é fundamental para o desenvolvimento sustentável e para a criação de um ambiente de trabalho justo e inclusivo”, comentou.
Para ele, a certificação reforça o compromisso assumido por todos e para todos. “Essa certificação reforça nosso compromisso em garantir que todos os nossos colaboradores, parceiros e comunidades onde atuamos sejam tratados com dignidade e respeito. Continuaremos a implementar políticas e práticas que promovam a igualdade, a diversidade e o bem-estar de todos. Estamos motivados para seguir o futuro, conscientes de que a nossa responsabilidade social é uma parte essencial do nosso sucesso empresarial”, completou.
O Selo é uma iniciativa das Unidades de Gestão da Casa Civil (UGCC), por meio da Assessoria de Políticas de Direitos Humanos, e Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (UGDECT), com apoio da Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF), Unidade de Gestão de Inovação e Relação com o Cidadão (UGIRC) e Escola de Gestão Pública (EGP).
No evento, o Gestor da Casa Civil, Dr. Gustavo Maryssael, representando o prefeito Luiz Fernando Machado, falou sobre a cidade de Jundiaí e a sua representatividade no cenário nacional. “Jundiaí é uma cidade privilegiada e é destaque, pois, aqui há pujança econômica, boa oferta de serviços públicos e qualidade de vida”, disse. “O Selo chega para complementar todas as características da cidade, juntamente com o setor privado, que é quem gera a riqueza. Ser amigo dos direitos humanos representa a empatia, a solidariedade e a redução das desigualdades”, completou.
Para ser certificada, tanto a Applausi, quanto as outras empresas passaram por trilhas de conhecimento que abordaram temas como formação e atividades educativas com emprego da temática direitos humanos no ambiente corporativo; governança corporativa e direitos humanos; sustentabilidade e direitos humanos; direitos humanos nos canais de relacionamento e comunicação nas empresas; e Due Diligence, monitoramento, identificação de riscos, ações de prevenção, entre outras.
Participaram do evento o presidente da Câmara Municipal, Antônio Carlos Albino; o vereador Cristiano Lopes; e o diretor titular do CIESP Jundiaí, Marcelo Cereser. Confira abaixo mais imagens do evento: