Provavelmente você já ouviu falar sobre investimentos imobiliários e ficou confuso com as características dessa modalidade de aplicação. De maneira geral, esse é um mercado estável e perfeito para aquele tipo de investidor mais cauteloso, que não gosta de correr muitos riscos.
Ao longo desse artigo iremos descomplicar alguns pontos para te ajudar a compreendê-lo de vez!
O que é investimento imobiliário?
É como outras formas de investimento onde ocorre a aplicação de um recurso financeiro em um ativo, com a expectativa de retorno maior que aquilo que foi investido. Nesse caso, é efetuado no mercado imobiliário, podendo ser de forma direta ou indireta.
Quais seus benefícios?
Existem diversos benefícios ao investir em imóveis, veja alguns:
- Segurança: Por se tratar de um bem tangível, é o setor com maior estabilidade historicamente.
- Rentabilidade: Imóveis podem ser muito lucrativos se a região onde se encontram valorizarem ou caso sejam feitas obras para modernizá-los ou consertar o que for necessário. Além disso, o aluguel é uma fonte de renda fixa e recorrente por bastante tempo.
- Demanda: As pessoas sempre precisarão ter onde morar. Por isso, a alta demanda do mercado é mais uma característica muito vantajosa do setor imobiliário.
Como fazer um investimento desse?
Inicialmente, deve-se considerar seus objetivos e seu perfil de investidor. Confira as duas principais formas de realizar esse investimento:
- Compra e venda direta de uma propriedade;
Nessa modalidade de investimento é necessário garimpar imóveis com um bom potencial de valorização. Vários critérios precisam ser observados, entre eles:
- localização;
- segurança;
- tamanho do imóvel;
- acabamento, tecnologia e outros fatores de infraestrutura.
Além disso, uma outra forma de comprar e vender diretamente um imóvel é, ao invés de comprar algo pronto, construindo, ou seja, comprando um loteamento e passando por todo esse processo do zero. Dessa forma, você consegue personalizar a propriedade de acordo com o que espera que seu público goste mais. O que lhe dá a chance de mais lucro e venda facilitada.
- Imóveis para locação;
Ter uma propriedade para locação pode ser uma forma prática de aumentar seus ganhos sem gerar muito trabalho, já que o mercado de aluguel está bem aquecido e, após a assinatura do contrato, você pode deixar que uma imobiliária tome conta dos processos.