Em 2021, Jundiaí conquistou bons índices na área de saneamento registrando 99,07% da população atendida com rede de água e 98,23% com rede de esgoto, além de 100% de tratamento do esgoto coletado.
Esses dados foram destaque na reportagem “Como Jundiaí se tornou a cidade-modelo do Brasil para o saneamento”, no ar no site da revista Veja.
Fique ligado!
“Em um país marcado por profundas desigualdades como o Brasil, os percentuais alcançados por Jundiaí são um ponto completamente fora da curva”, ressalta a nota, que faz uma comparação de diversas regiões do País.
O planejamento, a implantação de novas redes, a concessão do tratamento do esgoto à iniciativa privada, o combate à inadimplência e a renovação do parque de hidrômetros são fatores que levaram o município a ser uma referência. O saneamento da cidade – cuja administração está a cargo da DAE Jundiaí – é considerado universalizado.
De acordo com o diretor presidente da DAE, Walter da Costa e Silva Filho, a empresa tem avançado em diversas áreas. Apenas este ano, três novos reservatórios de água tratada foram entregues, iniciativas para redução das perdas são permanentes e a DAE já amplia a capacidade de tratamento da água.