Jundiaí garante destaque na 6ª edição do ranking ‘Cidades do Futuro’ realizado pela FDI Intelligence, ligada à divisão de inteligência em investimentos estrangeiros do Financial Times. A cidade também figura na 8ª posição no ranking das cidades médias (acima de 350 mil habitantes), quando o critério avaliado é a Efetividade de Custos.

O estudo da FDI American Cities of the Future 2021-2022, publicação do grupo britânico Financial Times, levou em consideração o conjunto das políticas públicas realizadas para a retomada do crescimento econômico e do desenvolvimento das cidades, à medida em que as campanhas de vacinação mantém a pandemia sob controle.

“O modelo de governança adotado pela cidade desde 2017, sua localização estratégica, sua infraestrutura e ambiente de negócios, associado aos investimentos em tecnologia direcionados para o ambiente de ‘Cidade Inteligente’, são alguns atributos de Jundiaí que se destacam no cenário internacional. Além disso, o município oferece boa prestação de serviços públicos, que alavanca os indicadores de qualidade de vida da cidade”, comenta o prefeito Luiz Fernando Machado.

Na avaliação do jurado convidado pela FDI Intelligence – Financial Times, para compor o quadro de especialistas em investimentos para o ranking Americas Cities of the Future 2021/2022, Sérgio Costa, CEO da Strings – Strategy, Investments, Global Business, os dados encaminhados por Jundiaí se destacaram. “A transparência das informações, em todos os momentos, inclusive com a pandemia, as medidas de apoio aos investimentos durante o enfrentamento à doença e a dedicação para manter a atratividade para investimentos, além da ótima receptividade dada pela gestão aos projetos de investimentos, sejam aqueles já instalados e que querem ampliar o serviço, ou aqueles que estão interessados em investir, garantem o destaque para a cidade como um ponto de interesse mundial. Todos os grupos interessados em investir buscam informações prévias dos locais. A classificação de Jundiaí a credencia como um ótimo destino para o investimento, seja ele de origem nacional ou internacional”, comenta.

Em detalhes

Foram analisadas cinco categorias, com pesos diferentes no cálculo final de acordo com a compreensão de suas respectivas relevâncias para o ranking: Potencial Econômico, Capital Humano e Estilo de Vida, Conectividade, Ambiente Favorável a Negócios e Efetividade (Eficácia) de Custos. Em cada categoria, foi atribuído um máximo de dez pontos às cidades analisadas.