Sustentabilidade é o termo que tem aparecido cada vez mais em diversos segmentos do mercado e, como com a arquitetura não foi diferente, já virou tendência para novos loteamentos e condomínios.

Vai além de sua base no impacto sobre o meio ambiente, abrangendo também os aspectos social e econômico. Logo, mesmo respeitando o meio ambiente, um empreendimento residencial pode ter impactos sobre uma região, como: no trânsito, comércio, preços, entre outros.

Com isso, nesse artigo queremos lhe mostrar qual o peso dessa palavra para nosso futuro e o das próximas gerações. Veja:

Como um empreendimento pode se tornar sustentável?

  • Diminuindo a demanda de água

Ao trazer novos moradores para uma região, acaba-se ampliando a demanda por água e, para diminuir esse impacto, os empreendimentos e famílias podem agir de duas formas principais, sendo elas:

  1. Evitar o desperdício eliminando vazamentos e observado usos inadequados. Com isso, garante-se um uso racional dos recursos.
  2. Reaproveitar, por exemplo, a água da chuva na lavagem das áreas externas. E, com o devido planejamento, pode-se aproveitar água de reuso para o sistema de descarga e, até mesmo, regar plantas.
  • Mantendo cuidado com o consumo de energia

Para isso existem alguns caminhos, como a adoção de iluminação com lâmpadas de LED, que consomem menos e têm uma vida útil muito maior.

Outro caminho possível é prever no projeto a utilização de luz natural e do calor do sol. A escolha da posição em relação ao sol, a geometria dos espaços, os vidros escolhidos, tudo isso influencia para o maior aproveitamento da iluminação natural. Já para o aquecimento, existem hoje placas de captação de energia solar que permitem esquentar a água sem usar eletricidade.

  • Não esquecer dos resíduos 

A reciclagem é uma verdadeira revolução que vem permitindo não apenas a redução de resíduos que depositamos na natureza, mas também a demanda por algumas matérias primas, como o alumínio.

Por tudo isso, é necessário que se estabeleça e cumpra um modelo de coleta seletiva, separando e mantendo os materiais recicláveis.

Um empreendimento sustentável tem essas preocupações. Reduzir o impacto socioambiental significa menor custo financeiro e melhores condições de vida para as pessoas.

Até a próxima leitura!