Jundiaí destaca-se, atualmente, no desenvolvimento das áreas cultural, educacional, tecnológica e ambiental. 

Neste artigo falaremos um pouco da cultura da cidade, preparamos uma lista de alguns lugares que você não pode deixar de visitar com seus amigos e familiares:

1 Teatro Polytheama

Um dos principais patrimônios históricos, culturais e arquitetônicos de Jundiaí, o Teatro Polytheama foi fundado em 1911 e figura atualmente como um dos poucos teatros centenários ainda em atividade no País.

Em plena forma, o Polytheama mantém uma programação intensa, que contempla as mais diversificadas linguagens artísticas. Além da agenda de espetáculos, o teatro é também a casa da Orquestra Municipal de Jundiaí (OMJ), da Cia. de Teatro de Jundiaí e da Cia. Jovem de Dança, três dos corpos artísticos municipais mantidos pela Unidade de Gestão de Cultura.

2 Sesc Jundiaí

O Sesc, Serviço Social do Comércio, foi criado em 1946, como compromisso de que empresários do setor colaboraram com o cenário social por meio de ações que beneficiassem empregados e seus familiares com melhores condições de vida e desenvolvimento de suas comunidades de residência. Com o passar do tempo, esse trabalho foi estendido a toda a população como forma de cooperar com a sociedade e contribuir para a igualdade social.

3 Museu Histórico e Cultural de Jundiaí – Solar do Barão

O edifício, localizado em pleno Centro Histórico do Município, teve sua construção iniciada na década de 1790 e serviu de residência para os Queiroz Telles, expoente da aristocracia cafeeira e canavieira do interior do Estado de São Paulo. O nome “Solar do Barão” faz referência a Antônio de Queiroz Telles, o barão de Jundiaí. Sua fachada e estrutura atuais resultam de reforma na década de 1860, resultado da opulência da economia cafeeira e da chegada da ferrovia ao Município.

O museu conta um pouco mais sobre a história da cidade.

4 Biblioteca Pública Municipal Professor Nelson Foot

A Biblioteca Pública Municipal Prof. Nelson Foot (BNF) está subordinada à Diretoria de Fomento à Leitura e Literatura (DFLL) da Unidade de Gestão de Educação.

Além de proporcionar o acesso da população à leitura e à literatura, a BNF conta também com uma programação cultural composta por exposições de arte, palestras, lançamentos de livros, oficinas, bate-papos com escritores de literatura adulta e infanto-juvenil, entre outras atividades.

5 Moviecom e Cinépolis

Ambos os cinemas disponíveis em Jundiaí estão em shoppings centers. Os dois oferecem os grandes títulos nacionais e internacionais com qualidade de som e imagem, além de opções de salas VIP de alto padrão.

6 Sala Cult

Um espaço para eventos onde os cinéfilos e apreciadores da sétima arte também podem se reunir para assistir filmes clássicos e as mais aclamadas estreias do circuito cult nacional e internacional.

A sala foi desenvolvida para explorar as múltiplas linguagens artísticas. Além das exibições de filmes, o espaço também pode ser utilizado para outros eventos, como musicais, espetáculos teatrais, palestras, workshops, exposições, lançamentos literários e encontros corporativos, entre outras atividades.

7 Fábrica das Infâncias Japy

O espaço, vinculado à Unidade de Gestão de Cultura (UCG), integra a proposta do programa municipal Cidade das Crianças e é voltado à experimentação artística, formativa, criativa e reflexiva sobre brincadeiras e as infâncias.

Esperamos que conheça essa seleção de lugares e se divirta muito explorando Jundiaí. Até o próximo artigo!