Para ter o sublime em nossas vidas é fato que precisamos nos inteirar sobre cultura e investir em educação. 

Jundiaí tem um projeto muito legal que ensina as crianças sobre a história da cidade e seus pontos mais famosos, incentivando o cuidado e o respeito com as tradições.

Afinal, o que é o projeto?

É uma realização da Prefeitura, por meio da Plataforma de Educação e Cultura. Foi lançado em 2018, faz parte do eixo de investimentos na aprendizagem do programa Escola Inovadora e tem por objetivo incentivar crianças a se inteirar mais sobre a história da cidade.

Quem pode participar?

O programa é voltado às crianças do G4 (quatro anos) e G5 (cinco anos) da Educação Infantil II da rede municipal de ensino da Prefeitura.

Como funciona?

Consiste na entrega do passaporte às crianças durante a visita monitorada ao Complexo Fepasa, onde, guiadas por um ator caracterizado de chefe de estação da Companhia Paulista, conhecem e garantem os carimbos do Museu da Cia. Paulista.

Após a visita, os pais ou responsáveis devem acompanhar os filhos à Biblioteca Municipal, à Ponte Torta, à Pinacoteca Diógenes Duarte Paes, à Câmara Municipal, ao Teatro Polytheama, ao Gabinete de Leitura Ruy Barbosa, ao Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão e à Catedral Nossa Senhora do Desterro, onde os demais carimbos serão obtidos. Com o passaporte completo, os alunos devem regressar ao Complexo Fepasa e obter o carimbo final no Departamento de Patrimônio Histórico, que lhes garantirá um certificado e um bóton de “Guardiões do Patrimônio”.

E esse é apenas um dos diversos projetos que a cidade incentiva os pequenos a se desenvolverem como cidadãos de bem. Legal, né?

Deixe sua opinião nos comentários e até breve!