Garantir a inclusão social de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, permitindo que participem plenamente de todas as áreas do condomínio em igualdade de condições com as demais pessoas. Este é o princípio que norteia a preocupação com a acessibilidade no Applausi Villaggio Engordadouro. “Entendemos que a acessibilidade promove a independência das pessoas, permitindo que elas possam realizar suas atividades diárias com segurança e autonomia”, defende o diretor da Applausi, Rafael Benassi.
Ele explicou ainda que o tema acessibilidade é bastante debatido em condomínios fechados. “É uma questão muito importante, pois garante que todas as pessoas, independentemente de suas habilidades físicas, possam desfrutar do espaço e ter acesso a todas as áreas comuns”, reforça, assegurando que todo o projeto de acessibilidade foi desenvolvido de acordo com legislação aplicável durante sua elaboração, a ABNT NBR 9050.
“Ao seguir a legislação de acessibilidade, estamos assegurando que nossas construções sejam acessíveis a todas as pessoas. Isso inclui a instalação de rampas de acesso adaptadas, corrimãos, sinalização tátil, largura de portas e receptores, além de banheiros e instalações adaptadas”, assegura.
Kelly Ribeiro, engenheira do Departamento de Obras da Applausi, explicou que o tema acessibilidade deve ser tratado como responsabilidade social por parte do poder público e das empresas. “A Applausi acredita que é sua responsabilidade oferecer um ambiente inclusivo, acolhedor e diversificado, onde os futuros moradores possam desfrutar plenamente dos espaços de lazer disponíveis no condomínio. Essa foi a premissa que recebemos do nosso diretor, quando começamos os primeiros estudos do Villaggio Engordadouro”, destaca.
De acordo com Kelly, algumas áreas de lazer e de uso comum receberam atenção prioritária. “A área da piscina, por exemplo, projetamos uma rampa de acesso que permite que cadeiras e pessoas com dificuldades de locomoção possam desfrutar do espaço, com facilidade e segurança. No edifício do clube, vamos oferecer plataforma elevatória, garantindo acessibilidade a todas as instalações, como a brinquedoteca e academia por exemplo, além de recursos como corrimãos, iluminação e sinalização adequados, facilitando o uso de todas as pessoas”, enumera.
Em todas as áreas externas, Construtora Applausi optou pela utilização de modelos de pisos que seguem as diretrizes de acessibilidade, com superfície regular, uniforme e com textura que proporciona aderência e evita escorregões. “A permeabilidade do solo também é outro tema de preocupação: evitando o acúmulo de água, garantimos a segurança dos pedestres, especialmente em condições de chuva, além de rampas de acesso e sinalização em todas as áreas”, reforça.