Uma campanha que alia duas grandes preocupações da Construtora Applausi: as pessoas e o meio ambiente. A partir de agora, a Applausi será um ponto de coleta da Campanha Eletro Solidário, uma ação que percorre todo o Estado de São Paulo em benefício das APAEs paulistas. Todo o lixo eletrônico arrecadado na Applausi será revertido para a APAE de Jundiaí, a partir de uma parceria com a Indústria Fox, uma empresa da cidade de Cabreúva, especialista em ESG e Economia Circular.

Na manhã de terça-feira (23), o diretor Rafael Benassi, a coordenadora de Marketing, Miriam Pontes, e a Bióloga, Rosi Rabello Santos, receberam o presidente da APAE de Jundiaí, Edison de Moraes Gonçalves, para apresentação do projeto para os colaboradores e corretores da Construtora. “A ideia é que todos se transformem em agentes multiplicadores desta importante causa em benefício do meio ambiente, da sustentabilidade e também de responsabilidade social, uma vez que o projeto beneficia a APAE”, comentou Miriam Pontes.

A campanha Eletro Solidário tem como meta arrecadar 10 mil toneladas de lixo eletroeletrônico, em todo o Estado. Para se ter uma ideia, essa quantidade equivale a 10 vezes o peso do Cristo Redentor. Em Jundiaí, todo o lixo eletrônico arrecadado vai se transformar em dinheiro para a APAE da cidade. A Indústria Fox, empresa brasileira, referência em sustentabilidade, tecnologia e inovação, retira as doações, pesa e paga R$ 1,00 a cada quilo arrecadado para a APAE. Em 2023, a campanha reverteu quase R$ 15 mil reais para a entidade.

Presidente da APAE falou sobre a entidade e reforçou a importância da parceria com a Applausi

O presidente da APAE de Jundiaí contou que a entidade foi fundada em 1957. “É a primeira APAE do Estado de São Paulo e a terceira do País: nós atendemos pessoas de todas as idades – desde bebês até a terceira idade – com deficiência intelectual (DI), transtorno do espectro do autismo e Síndrome de Down. Um trabalho que prioriza a inclusão desses indivíduos na sociedade”, explicou Edison de Moraes Gonçalves, reforçando que ao todo são 1.700 pessoas/mês que passam pela APAE. “Todo apoio e parceria são muito bem-vindos: nós temos convênios com os governos municipal e estadual, mas estes convênios não cobrem todos os custos da nossa entidade, daí a importância de projetos como este”, explicou, reforçando que a responsabilidade social é um valor institucional que torna uma empresa muito bem-vista pelo mercado, parceiros, fornecedores e clientes.

O diretor da Applausi, Rafael Benassi, quando soube do projeto, aprovou a ideia. “Este projeto tem tudo a ver com os nossos propósitos. A nossa preocupação com o social casa com esta contribuição para a APAE de Jundiaí, uma entidade séria, comprometida com o que faz e com o impacto positivo que promove na vida das pessoas que atende. A questão do meio ambiente e sustentabilidade vem com o descarte correto do lixo eletrônico, aparelhos que podem estar quebrados e encostados em casa, sem uso: esta campanha oferece a oportunidade de entregar estes equipamentos para a correta destinação e reciclagem”, comentou Rafael Benassi, diretor da Applausi.

A biológa Rosi e Felipe que vão acompanhar o andamento da campanha

A biológa Rosi Rabelo Santos explicou a importância do ponto de vista da sustentabilidade e da responsabilidade social. Emocionada, ela destacou que é mãe de um assistido da APAE da cidade de Cabreúva, onde mora. “Estou feliz por estes dois motivos: conheço a APAE e a seriedade do trabalho e este projeto tem tudo a ver com a nossa construtora”, comentou. Para Rosi, o tema de lixo eletrônico é muito amplo. “Este encontro é apenas um informativo para envolvê-los no descarte de forma correta e conscientizá-los sobre a nossa preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade, além, é claro de ajudar numa causa social”, comentou, alertando para os riscos ambientais de que se o lixo eletrônico não for descartado corretamente, ele pode contaminar o solo, a água e o ar.

“A Applausi ser um ponto de arrecadação deste tipo de material é uma proatividade muito grande e esta ação vai depender de todos nós. Temos que deixar de lado o apelo emocional com eletrônicos antigos, guardados dentro de gavetas, quebrados e sem uso e que podem ser descartados para ajudar a APAE de Jundiaí”, defendeu.

Edison (APAE de Jundiaí), Rosi, Felipe, Rafael e Míriam (Applausi)

O que pode ser descartado no ponto de coleta na Applausi?

Tudo que é ligado na tomada pode ser descartado como lixo na Campanha Eletro Solidário: eletrônicos como celulares, carregadores, fontes, notebook, CPU, monitores, fones de ouvido, mouse e teclados; eletrodomésticos como liquidificador, batedeira, forno elétrico, ferro elétrico, furadeiras, micro-ondas, secador de cabelo, rádio relógio, espremedores de frutas e cafeteiras e da linha branca, geladeira, fogões e microondas, depuradores de ar. “Todos aqui na Applausi, vamos fazer uma limpa em casa, avaliar os aparelhos que possam estar quebrados e sem uso e doar para a campanha. Nossos clientes e vizinhos também podem aproveitar o ponto de coleta e fazer a doação”, convidou Rafael.

A caixa coletora está na Loja da Applausi que fica na Av. das Indústrias, 2.101, no bairro Engordadouro (ao lado do posto Videira, em Jundiaí/SP). As doações podem ser feitas no horário comercial, de segunda a sexta, até às 17h e, aos sábados, até às 11h.