Na quarta-feira, dia 4/10, o diretor da Applausi, Rafael Benassi e todos os colaboradores receberam os jovens da Escola EE Professor Albino Melo de Oliveira, escola que fica no bairro Engordadouro: são estudantes do 6º ao 9º ano que participaram do concurso de desenhos com o tema Sustentabilidade. Mikaela, Thomas, Anny, Júlia, Vitória, Natália, Eduardo, Lara e Bruna tiveram seus desenhos selecionados por toda a equipe da Applausi.

De acordo com Rafael Benassi, diretor da Applausi, a Construtora Applausi está transformando a forma de se relacionar com a vizinhança. “Estamos construindo uma realidade condominial que dialoga com o bairro. Escolhemos olhar para o entrono, escutar a comunidade e contribuir de forma prática para a qualidade de vida do lugar, interagindo de forma a transformar a vizinhança em agentes multiplicadores dos propósitos da construtora de sustentabilidade, preocupação com o meio ambiente e a responsabilidade social”, explicou.

Os colaboradores da Applausi, os jovens estudantes, diretoras e coordenadoras da escola

Há algumas semanas, a bióloga da Applausi, Rose Rabelo, entrou em contato com a Escola Estadual Albino Melo de Oliveira, que fica no Engordadouro, para apresentar a construtora e desenvolver um projeto com os estudantes. “Este trabalho com a escola e os estudantes foi muito gratificante. Já atuei na área de educação ambiental e é incrível aproximar um empreendimento deste porte da comunidade e mostrar toda a nossa preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade: a nossa ideia foi mostrar para estes jovens que o Villaggio vem para melhorar o bairro onde eles moram”, explicou. “Foi uma grande troca: eles também nos ensinaram muito. A Applausi tem uma forte preocupação com o meio ambiente, mas também como social: estamos expandindo nosso leque de atuação com toda a vizinhança”, completou.

Para Rafael Benassi, diretor da Applausi, se surpreendeu com a qualidade dos desenhos apresentados. “Fiquei surpreso com a qualidade dos trabalhos apresentados que mostra que vocês também se preocupam com estas questões de sustentabilidade, como nós, aqui na Applausi”, reforçou.

No canteiro de obras, um registro para guardar na lembrança

O diretor acredita que ações como esta é uma forma de valorizar a identidade cultural da região. “Essa é uma tendência da era moderna da construção que privilegia a relação entre as empresas e seus diferentes públicos”, explicou. “Transparência, sustentabilidade socioambiental, acolhimento ao outro, respeito às pessoas e ética nos negócios são e serão cada vez mais conceitos e valores fundamentais e irreversíveis”, disse, lembrando que a empresa está trabalhando as boas práticas de ESG. “O S de Social também é muito importante: além da nossa relação com os colaboradores, fornecedores e clientes, temos que estar atentos ao que acontece com a nossa comunidade”, garantiu o diretor.

A diretora da Escola, Michele Zamboni, estava feliz e orgulhosa pela oportunidade que os estudantes tiveram e agradecida pela Applausi voltar os olhos para a escola e a realidade que vivem os jovens que lá estudam. “Esta parceria foi uma surpresa fantástica que nós não esperávamos este ano. Para uma escola pública, afastada da região central da cidade, é um acalento e um prestígio enorme. Esse contato da Applausi veio mostrar para nossos jovens que eles podem ter um futuro diferente da realidade que eles enfrentam no bairro”, destacou, lembrando que o tema sustentabilidade e preocupação com o meio ambiente já é bastante trabalhado na escola, desde os macaquinhos que moram no entorno da escola, até o lixo que é produzido. As professoras Ana Lúcia e Tatiana, que lideram a área de Ciência da Natureza, já trabalham estes conceitos da sala de aula: faz parte do nosso dia a dia”, completou.

Todos os desenhos selecionados foram premiados com uma cesta de guloseimas e um caderno personalizado da Applausi. Fernanda Lima, coordenadora de Projetos da Construtora apresentou toda a equipe de colaboradores que mostraram com suas histórias que é possível realizar sonhos também na vida profissional. “Estudei, me dediquei e fiz o meu melhor e isso abriu portas para chegar até aqui. Não foi fácil, mas gostaria de mostrar pra vocês que é possível: vocês podem ser quem vocês quiserem”, explicou.

Os jovens ainda conheceram as particularidades da maquete e do empreendimento e puderam conferir de perto tudo que a Construtora Applausi vai oferecer com o Villaggio Engordadouro. A maioria deles quer ser um profissional da área da construção civil, mas entre eles também havia futuros médicos, bióloga marinha e até delegada.

Eduardo Ramos dos Santos, de 15 anos, está cursando o 9º ano e ficou feliz em participar do concurso e ter o seu desenho entre os selecionados. “O meu desenho retrata como está o mundo hoje, com poluição está destruindo o mundo e como a gente gostaria: um ambiente mais sustentável”, contou. “Gostei de conhecer a construtora, aqui é tudo bonito, moderno, me inspira. Pra mim, que quero fazer designer de interiores, na ETEC, essa oportunidade está sendo incrível”, contou, anunciando que já está estudando as provas anteriores pra prestar o vestibulinho da ETEC.

A visita dos estudantes continuou no canteiro de obras, orientados com todos os equipamentos de segurança, eles plantaram árvores e deixaram a sua marca na área verde que fará parte de todo o projeto do loteamento. Confira abaixo todas as imagens desta parceria: desde as palestras na escola até o plantio de árvores no empreendimento.