A construção civil está em constante transformação. Diante de um cenário em que a sustentabilidade deixou de ser uma escolha e passou a ser uma responsabilidade, a madeira engenheirada surge como uma solução inovadora e de baixo impacto ambiental, capaz de revolucionar a forma de construir.
Na Applausi Construtora, existe a convicção de que inovação e responsabilidade ambiental devem caminhar juntas. "Acreditamos que cada escolha, cada material e cada decisão construtiva tem o poder de impactar positiva, ou negativamente, o meio ambiente e, por isso, estamos atentos às alternativas mais conscientes e eficientes", explica Rafael Benassi, diretor da Applausi.
Para Rafael Benassi, é preciso estar atento às alternativas mais conscientes e eficientes
A madeira engenheirada, além de ser renovável, leve e resistente, apresenta excelente desempenho térmico e acústico. Sua produção exige menos energia se comparada a materiais convencionais como concreto e aço, e ainda contribui para a redução de emissões de CO?, pois o carbono permanece estocado na madeira durante todo o seu ciclo de vida útil.
"Cada empresa fazendo a sua parte, conseguiremos atingir um patamar em que a construção civil, tão necessária, construa um mundo melhor sem ser nociva para o ambiente", destaca Rafael, que vê na inovação uma oportunidade de repensar processos e influenciar positivamente o setor.
Para ele, mesmo que as mudanças ocorram de forma gradual, é fundamental manter o olhar no futuro. "Precisamos entender que as inovações que surgem ? mesmo que em doses homeopáticas ? vêm para melhorar o cenário atual, promovendo uma verdadeira mudança de mentalidade", defende, reforçando que este recurso é mais que um avanço técnico. "É o símbolo de uma nova era da construção civil, mais humana, eficiente e sustentável, justamente o que queremos para o dia a dia na Applausi", completa.