Trem Intercidades impulsiona mobilidade e fortalece Jundiaí como destino ideal para quem busca qualidade de vida fora da capital

 
Trem Intercidades impulsiona mobilidade e fortalece Jundiaí como destino ideal para quem busca qualidade de vida fora da capital Trem Intercidades impulsiona mobilidade e fortalece Jundiaí como destino ideal para quem busca qualidade de vida fora da capital

Um dos projetos mais aguardados para transformar a mobilidade no Estado de São Paulo está ganhando forma. O Trem Intercidades (TIC) - Eixo Norte, que ligará Campinas à capital paulista, com parada em Jundiaí, promete revolucionar o transporte entre os principais polos urbanos da região. A iniciativa do Governo do Estado também inclui a criação do Trem Intermetropolitano (TIM) e a modernização da Linha 7-Rubi da CPTM.


Com trens que podem atingir 140 km/h e transportar até 860 passageiros por viagem, o TIC deverá percorrer os 101 km entre São Paulo e Campinas em cerca de 1 hora e 4 minutos, com parada estratégica em Jundiaí. A nova alternativa de transporte será um grande avanço para os mais de 15 milhões de moradores da região, impactando diretamente o cotidiano das pessoas que vivem, trabalham ou circulam entre esses municípios.


IMG: Trem Intercidades impulsiona mobilidade e fortalece Jundiaí como destino ideal para quem busca qualidade de vida fora da capital

Benassi vê como oportunidade para quem quer se mudar para Jundiaí - Foto: Flávio Gut


Para Rafael Benassi, diretor da Construtora Applausi, o projeto é um divisor de águas para Jundiaí. "O TIC reforça tudo o que Jundiaí já tem de melhor: localização privilegiada, infraestrutura de ponta, áreas verdes e excelente qualidade de vida. Agora, com a possibilidade de morar aqui e trabalhar na capital com mais conforto, rapidez e segurança, esse sonho de equilíbrio entre trabalho e bem-estar se torna ainda mais real", afirma.


Benassi destaca que o novo cenário é especialmente promissor para famílias que desejam sair do ritmo acelerado e dos altos custos de São Paulo, sem abrir mão das oportunidades profissionais. "Estamos vendo um movimento cada vez maior de pessoas que escolhem Jundiaí para viver com mais tranquilidade, buscando imóveis bem localizados, com infraestrutura completa e conexão facilitada. O TIC chega para acelerar ainda mais essa decisão", completa.


Além da linha expressa, o projeto inclui o Trem Intermetropolitano (TIM), que ligará Jundiaí a Campinas com paradas em Louveira, Vinhedo e Valinhos, em até 33 minutos. Com trens de maior capacidade (até 2.048 passageiros por viagem), o TIM também contribuirá para a mobilidade urbana regional e atenderá à crescente demanda entre os municípios do eixo.


IMG: Trem Intercidades impulsiona mobilidade e fortalece Jundiaí como destino ideal para quem busca qualidade de vida fora da capital

Mapa do TIC Eixo Norte São Paulo - Campinas, passando por Jundiaí


O investimento total previsto para a execução das obras é de R$ 14,6 bilhões e inclui ainda a construção de uma nova plataforma na estação de Campinas e a criação de uma terceira via exclusiva para o transporte de cargas. Atualmente, os projetos do TIC e do TIM estão na fase de desenvolvimento do projeto básico, com conclusão prevista para setembro de 2025. As obras devem começar no primeiro semestre de 2026, e a operação do TIC está prevista para maio de 2029, enquanto o TIM deverá entrar em funcionamento em abril de 2031.


O avanço do projeto também tem mobilizado as Prefeituras das cidades envolvidas. Em Jundiaí, a administração municipal apresentou 11 pedidos de travessias sob a ferrovia, incluindo passagens para veículos, galerias pluviais e córregos. Reuniões com o Governo do Estado e audiências públicas já foram realizadas para integrar as necessidades locais ao planejamento da obra.


Mais do que um novo modal de transporte, o Trem Intercidades representa uma transformação urbana, econômica e social para a região. E em Jundiaí, cidade que cresce com planejamento, infraestrutura e qualidade de vida, ele chega como um aliado estratégico para um futuro mais conectado e sustentável.

Categories
#Posts