Fundado em 02 de junho de 1941, em uma localização privilegiada próximo à cidade de São Paulo, o Aeroclube de Jundiaí possui um ambiente acolhedor, amplo estacionamento, lanchonete com vista para a pista e pátio de aeronaves.
Quer saber mais sobre o Aeroclube de Jundiaí? Continue lendo!
Qual sua infraestrutura?
Está localizado no aeroporto estadual Comandante Rolim Adolfo Amaro (SBJD) e conta com uma excelente infraestrutura, com pista asfaltada de 1400 metros.
Para quem quer começar a ter aulas de voo: ele já recebeu o Troféu Anésia Pinheira Machado de Segurança de Voo, o que o coloca como uma das melhores escolas de formação de pilotos do país.
Além das aulas, o local ainda oferece outros atrativos, como voos panorâmicos e manutenção de aeronaves.
Quais aeronaves o aeroclube possui?
Atualmente, o aeroclube de Jundiaí possui uma frota de 15 aeronaves em operação, que são:
1 Seneca I (para treinamento multimotor);
3 Cessnas 172M;
11 Cessnas 152 II;
Todas as aeronaves são homologadas para voos diurnos e noturnos e também para treinamentos IFR sob capota. Os valores de voo dependem da aeronave e podem ser consultados diretamente no site do aeroclube de Jundiaí.
Manutenção
Se você possui a sua aeronave, o Aeroclube também oferece serviços de manutenção – desde operações mais simples até inspeções e manutenções complexas.
As suas equipes são certificadas pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para os mais variados serviços
Quais são os cursos de pilotos oferecidos e como eles funcionam?
Para quem deseja se tornar piloto, o aeroclube oferece treinamento de piloto privado (PP – o primeiro passo da carreira) e comercial (PC).
Se você quer iniciar na carreira, deve começar pelo curso de piloto privado. Os requisitos básicos são: ter mais de 17 anos, possuir o segundo grau completo, ser aprovado no exame teórico ou estar matriculado em um curso teórico homologado pela ANAC e possuir liberação médica para pilotar.
Já para piloto comercial é preciso ter mais de 18 anos, possuir habilitação de piloto privado, possuir segundo grau completo, ter realizado o curso teórico de piloto comercial em escola homologada pela ANAC, ter sido aprovado no exame teórico de piloto comercial, possuir liberação médica para pilotar e concluir 150 horas de voo (no mínimo).
As aulas práticas são as oferecidas no aeroclube e podem ser feitas após a realização do exame médico e a inscrição no curso teórico. O número mínimo de horas práticas dependerá da frequência de voo e da aptidão de cada aluno, porém nunca deverá ser inferior a 40 horas.
E se você não deseja se tornar um piloto e nem tem uma aeronave, mas é apaixonado pela aviação civil, ele também recebe visitantes. Neste caso, a dica é entrar em contato diretamente com o local para agendar a sua visita – e quem sabe até marcar um voo panorâmico.
Esperamos que tenha gostado do artigo. Até o próximo!