Fundado em 02 de junho de 1941, em uma localização privilegiada próximo à cidade de São Paulo, o Aeroclube de Jundiaí possui um ambiente acolhedor, amplo estacionamento, lanchonete com vista para a pista e pátio de aeronaves.

Quer saber mais sobre o Aeroclube de Jundiaí? Continue lendo!

Qual sua infraestrutura?

Está localizado no aeroporto estadual Comandante Rolim Adolfo Amaro (SBJD) e conta com uma excelente infraestrutura, com pista asfaltada de 1400 metros.

Para quem quer começar a ter aulas de voo: ele já recebeu o Troféu Anésia Pinheira Machado de Segurança de Voo, o que o coloca como uma das melhores escolas de formação de pilotos do país.

Além das aulas, o local ainda oferece outros atrativos, como voos panorâmicos e manutenção de aeronaves.

 Quais aeronaves o aeroclube possui?

Atualmente, o aeroclube de Jundiaí possui uma frota de 15 aeronaves em operação, que são:

1 Seneca I (para treinamento multimotor);

3 Cessnas 172M;

11 Cessnas 152 II;

Todas as aeronaves são homologadas para voos diurnos e noturnos e também para treinamentos IFR sob capota. Os valores de voo dependem da aeronave e podem ser consultados diretamente no site do aeroclube de Jundiaí.

Manutenção

Se você possui a sua aeronave, o Aeroclube também oferece serviços de manutenção – desde operações mais simples até inspeções e manutenções complexas.

 As suas equipes são certificadas pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para os mais variados serviços

Quais são os cursos de pilotos oferecidos e como eles funcionam?

Para quem deseja se tornar piloto, o aeroclube oferece treinamento de piloto privado (PP – o primeiro passo da carreira) e comercial (PC).

 Se você quer iniciar na carreira, deve começar pelo curso de piloto privado. Os requisitos básicos são: ter mais de 17 anos, possuir o segundo grau completo, ser aprovado no exame teórico ou estar matriculado em um curso teórico homologado pela ANAC e possuir liberação médica para pilotar.

 Já para piloto comercial é preciso ter mais de 18 anos, possuir habilitação de piloto privado, possuir segundo grau completo, ter realizado o curso teórico de piloto comercial em escola homologada pela ANAC, ter sido aprovado no exame teórico de piloto comercial, possuir liberação médica para pilotar e concluir 150 horas de voo (no mínimo).

 As aulas práticas são as oferecidas no aeroclube e podem ser feitas após a realização do exame médico e a inscrição no curso teórico. O número mínimo de horas práticas dependerá da frequência de voo e da aptidão de cada aluno, porém nunca deverá ser inferior a 40 horas.

 E se você não deseja se tornar um piloto e nem tem uma aeronave, mas é apaixonado pela aviação civil, ele também recebe visitantes. Neste caso, a dica é entrar em contato diretamente com o local para agendar a sua visita – e quem sabe até marcar um voo panorâmico.

Esperamos que tenha gostado do artigo. Até o próximo!