O Portal Tribuna de Jundiaí preparou uma reportagem especial sobre a Construtora Applausi em alusão ao Dia Mundial da Água, celebrado nesta sexta-feira, dia 22 de março. A matéria, entitulada “Dia Mundial da Água: construção civil e seu papel na preservação dos recursos hídricos”, fala do compromisso e da preocupação da construtora com a sustentabilidade e os recursos hídricos. Confira a entrevista com o diretor da Construtora Applausi, Rafael Benassi e com a bióloga Rosimeire Rabelo Santos.

 

Abaixo, você confere na íntegra a matéria que foi publicada no Portal Tribuna de Jundiaí:

No cenário atual, a sustentabilidade tornou-se uma prioridade inegável para diversos setores da sociedade, especialmente no mercado da construção civil. Com a crescente conscientização sobre os impactos ambientais de suas atividades, muitas empresas têm assumido compromissos firmes com práticas sustentáveis, especialmente no que diz respeito ao uso responsável dos recursos hídricos.

Neste Dia Mundial da Água, destacamos o compromisso da construtora Appalusi com a preservação e o uso eficiente desse recurso vital.

A Appalusi tem o comprometimento com a sustentabilidade em todas as etapas de seus projetos. Desde a concepção até a entrega final, a empresa busca incorporar práticas que minimizem o impacto ambiental e promovam a eficiência no uso da água.

É possível observar um desenvolvimento gradual ao longo das décadas da indústria como um todo, exemplificado por práticas

 já difundidas, como a instalação de caixas acopladas com válvula de duplo acionamento e o uso de cistern

as para captação de água da chuva em muitos condomínios.

Contudo, na construção do Applausi Villaggio Engordadouro, a abordagem é pensada em uma escala mais ampla, não apenas no contexto do empreendimento em si, mas também considerando o impacto em toda a comunidade. Um exemplo disso é

a preocupação em preservar uma nascente existente, fortalecendo-a para benefício das cidades vizinhas.

“Na Applausi, não estamos apenas construindo um empreendimento, estamos preservando uma fonte vital de água. Protegemos as bordas da nascente e plantamos mudas nativas para conservar o curso d’água”, destaca Rafael Benassi, diretor da Appalusi.

Durante o período de obras, também é uma preocupação constante garantir que a água não cause danos, que Rafael ilustra com a implementação de um lago artificial com duas funções principais. “O lago funcionará como uma forma de amortecimento das águas de chuva, retendo a chuva mais intensa e fazendo com que essa água seja escoada lentamente para o córrego para não comprometer os municípios abaixo”.

Ele também explica que o lago irá melhorar a permeabilidade do local, absorvendo a água e fazendo-a percolar e alimentar o subsolo, abastecendo o lençol freático.

Outro ponto de destaque é a obra de contrapartida da construtora, o espaço de convivência e aprendizado no Jardim Guanabara, que inclui uma horta urbana, o parque naturalizado e um Jardim de Chuva, um projeto que vem de encontro com a filosofia da empresa.

“Além das ações em nossos empreendimentos, buscamos educar e engajar a comunidade. Desenvolvemos projetos com escolas, abordando temas como preservação, sustentabilidade e a importância da água para a sobrevivência”, complementa Rosimeire Rabelo Santos, bióloga da Applausi.

Em uma ação recente, alunos da EE Professor Albino Melo de Oliveira puderam conhecer o empreendimento e as práticas sustentáveis adotadas pela construtora, e ao final da visita, participaram do plantio de mudas nativas no entorno da nascente.

“Hoje não se pode falar em sustentabilidade, é preciso viver no dia a dia o conceito de sustentabilidade, e a questão da água é primordial para sobrevivência das pessoas”, destaca Rose.