O diretor da Construtora Applausi, Rafael Benassi, e a engenheira civil, Kelly Ribeiro, participaram no sábado, dia 23 de setembro, da entrega de um novo espaço de convivência e aprendizado, no Jardim Guanabara, com horta urbana, parque naturalizado e Jardim de Chuva.

A participação da Construtora Applausi é uma contrapartida pelas obras do empreendimento Villaggio Engordadouro. “É ótimo saber que nossas contrapartidas são investidas em projetos que são ambientalmente responsáveis e fazem a diferença na comunidade”, comentou. “Nós temos como missão melhorar os bairros, as regiões e as cidades por onde passamos e não só para os moradores dos nossos empreendimentos, mas para toda a comunidade do entorno”, completou.

Rafael Benassi, Alissandra Bernardini e Kelly Ribeiro durante o evento

De acordo com o gestor de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, Sinésio Scarabello Filho, o novo equipamento público municipal é fruto da cooperação dos poderes Executivo e Legislativo e a iniciativa privada. “Um lugar que reúne os mais modernos conceitos de urbanismo e cidades do futuro, que promove o contato com a natureza e proporciona ótimos momentos de interação entre as famílias”, comenta.

A engenheira Kelly ficou encantada com a participação e empolgação das pessoas com o novo equipamento. “Os moradores do bairro participaram em peso da inauguração, inclusive os estudantes da escola do bairro: foi emocionante ver a alegria das crianças conhecendo e experimentando o novo espaço. Com este projeto, do qual temos a honra de ter participado, a prefeitura conseguiu reunir diversão e aprendizado”, contou, lembrando que o projeto Jardim de Chuva, uma obra sustentável, inovadora, que traz o manejo de águas pluviais, amortecendo os problemas de drenagem das áreas urbanas, por meio do retorno da água para o ciclo hidrológico.

“Aplicando técnicas de drenagem sustentável, com o jardim de chuva, conseguimos reduzir a velocidade da água, direcioná-la pelo terreno e ampliamos a capacidade de infiltração no solo, tudo isso respeitando a paisagem natural. A próxima etapa será replicar esta solução para outras áreas públicas pela cidade, melhorando a gestão da água pluvial no território e reduzindo os riscos de alagamentos”, comenta a arquiteta da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, Alissandra Bernardini.

População compareceu em peso para prestigiar a novidade

O parque naturalizado do Jardim Guanabara foi projetado pela equipe da Prefeitura, a partir de um processo de formação oferecido pelo Instituto Alana. O espaço reúne a horta urbana, o jardim de chuva e uma série de possibilidades de brincar ao ar livre, proporcionando novas formas de contato com a natureza. “Esse espaço foi contemplado para a integração e fortalecimento de vínculos da comunidade e com as escolas do bairro, para que as crianças possam aprender sobre vários aspectos da natureza. É Jundiaí avançando, transformando os espaços públicos em áreas sustentáveis e compartilhando com as pessoas o desenvolvimento da cidade”, comentou o prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado.

“Jundiaí é a Cidade das Crianças e este espaço contempla tudo o que elas precisam para se desenvolver em sua plenitude. Aqui é possível brincar ao ar livre, ter contato com os elementos da natureza e com uma alimentação saudável e socializar. Com planejamento e organização realizamos mais uma entrega que trará benefícios às pessoas”, ressaltou o Gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi.

Confira nas  imagens como foi o evento: