A partir de agora, as construtoras e imobiliárias poderão contar com uma nova funcionalidade digital que facilitará a emissão de guias do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), pelo site da Prefeitura de Jundiaí. O anúncio foi feito durante reunião com representantes da PROEMPI (Associação de Empresas e Profissionais do Setor Imobiliário de Jundiaí e Região) e de empresas associadas, do setor da construção civil e imobiliárias.
De acordo com o gestor municipal de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, a digitalização da emissão reduz tempo e agiliza o processo para os novos proprietários de imóveis. “A PROEMPI, uma grande rede do setor imobiliário, vêm há algum tempo cobrando o poder público para que encontrássemos uma forma de automatizar a emissão das guias do ITBI. O imposto é declarado por aquele que vai recolher o tributo. Já temos um módulo que foi disponibilizado para os cartórios e agora será disponibilizado para as construtoras e imobiliárias para que elas possam fazer a emissão da guia, de forma online, agilizando os negócios, desburocratizando os processos”, explicou o gestor.
“A autonomia para que as imobiliárias e construtoras possam imprimir as guias do ITBI, será liberada até o final do ano: todo o sistema está sendo reformulado, para que seja ainda mais eficiente para o contribuinte, com mais funcionalidades. Jundiaí segue a digitalização de Smart Cities”, comenta o gestor adjunto de Governo, Jones Martins.
Parceria com o cartório e a preocupação com a LGPD
A Construtora Applausi oferece ainda um diferencial para os clientes, na hora de adquirir um lote no Villaggio Engordadouro: a parceria com o 2º Tabelião de Notas – Castelo das Águas oferece uma comodidade para os clientes que adquirirem os lotes, deixando a documentação toda regularizada. “Assim que o cliente assinar o contrato, os documentos já são encaminhados o recolhimento do ITBI, fazer as escrituras e registrar o imóvel no nome dos compradores”, explica Marfisa Cacau, tabeliã titular do Castelo das Águas.
Os cartórios são fundamentais na intermediação do mercado imobiliário. São eles que oferecem garantias de segurança aos atos jurídicos. De acordo com Marfisa, a parceria com o cartório traz comodidade para os próximos passos, que é a construção do imóvel no terreno. Quando os clientes forem construir, eles não vão precisar de mais nada, porque o imóvel já estará no nome deles. “Eles já vão ter o título de propriedade do imóvel, o que traz mais segurança jurídica para todos”, orienta.
Diante de tanta tecnologia e inovação, a Applausi reforça que todos os dados dos clientes estão protegidos, de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). “A privacidade dos nossos clientes é muito importante para nós. É nossa política respeitar a privacidade dos clientes em relação a qualquer informação coletada pelos nossos canais de comunicação”, explicou Miriam Pontes, coordenadora de Marketing da construtora. “Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para fornecer um serviço e esta coleta é feita com o conhecimento e consentimento dos nossos clientes. Importante reforçar que sempre informamos por que estamos coletando e como os dados serão utilizados”, explicou a coordenadora de Marketing, Miriam Pontes.