Cada vez mais consolidada entre as melhores do país, Jundiaí conquistou a primeira colocação dentre as cidades brasileiras com mais de 200 mil habitantes, no Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades (IDSC-BR). O ranking é desenvolvido pelo Instituto Cidades Sustentáveis e tem como objetivo estimular o cumprimento da Agenda 2030, formulada pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Baseado nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, Jundiaí somou 62,14 pontos e um alto nível de desenvolvimento. A pontuação máxima é 100. “Essa é mais uma conquista que atesta a qualidade da administração de Jundiaí, uma cidade que está em constante evolução sem deixar as pessoas para trás. As políticas voltadas ao desenvolvimento sustentável são determinantes para garantir um município melhor a longo prazo e está em consonância com o Programa Cidade das Crianças”, afirma o Prefeito Luiz Fernando Machado.
Os ODS’s de destaque foram: Água Potável e Saneamento, devido aos índices de tratamento de esgoto – Jundiaí tem 100% de cobertura no município; Energias Renováveis e Acessíveis; Ação Climática, pela preservação da Serra do Japi e gestão de riscos e prevenção a desastres naturais; e Proteção da Vida Marinha, também pelo tratamento do esgoto antes de chegar aos rios e córregos. Os indicadores Saúde de Qualidade, Trabalho Digno e Crescimento Econômico, Redução das Desigualdades, Proteção da Vida Terrestre e Produção e Consumo Sustentáveis também contribuíram com a alta pontuação.
Localização estratégica e privilegiada
E por falar em qualidade de vida e sustentabilidade, o Villaggio Engordadouro traz toda a preocupação da Construtora Applausi com estes temas. Além da localização estratégica e privilegiada, o empreendimento concilia a tranquilidade da região às conveniências da vida moderna – escolas, postos de saúde, farmácias, faculdades, supermercados – sem contar o fácil acesso às rodovias Anhanguera e Bandeirantes, o que confere aos moradores, mais praticidade, qualidade de vida e mais tempo com a família.
O diretor da Applausi, Rafael Benassi, reforçou que a preocupação com a sustentabilidade está presente em cada detalhe do loteamento, como um compromisso e respeito que a Applausi está deixando para as gerações futuras. “Todo o conceito foi criado para conectar os futuros moradores à natureza: 127.881 m² do empreendimento foi preservado como área verde, respeitando o fato da cidade ser uma Área de Proteção Ambiental. Além da preservação da fauna e da flora, outra preocupação foi com a vazão de água e abastecimento, o Villagio terá um lago artificial, com a função de reter as águas das chuvas, melhorando a permeabilidade do terreno e o paisagismo do entorno vai privilegiar as plantas nativas da nossa região”, explica.
Rafael reuniu um time de especialistas para pensar em cada detalhe do empreendimento. “Como arquiteto, tenho a missão de repensar uma forma de como organizar os espaços para oferecer mais eficiência. Este projeto reúne toda a minha experiência e do nosso time para buscar alternativas e levar mais segurança, praticidade, infraestrutura e beleza para atender os anseios das pessoas”, completa.