https://exame.com/wp-content/uploads/2020/08/jundiai-ranking-contas-positivas-1.jpg

Conhecida por sua praticidade de metrópole e tranquilidade de interior, Jundiaí possui, aproximadamente, 423 mil habitantes e conta com possibilidades variadas para o lazer, desde parques, jardins até restaurantes para todos os gostos.

Listamos algumas sugestões de locais para passear na cidade em seus momentos de entretenimento em família. Confira:

1 – Jardim Botânico

Ideal para quem gosta de curtir a natureza e conhecer mais sobre a fauna brasileira. Os visitantes do espaço encontram jardins temáticos, viveiro, pista para caminhada e ciclovia e um orquidário, atualmente em reforma. Administrado pela Prefeitura de Jundiaí, surgiu como proposta de recuperação para uma área com histórico extenso de degradação e conta com uma área de 150.000 m².
Localizado na Av. Antônio Frederico Ozanan, 6400 – Vila Hortolândia.

2 – Parque do Engordadouro

Seus visitantes podem aproveitar o dia curtindo lagos, praias, mirantes, quiosques de sapê, academia ao ar livre, parque infantil, paraciclos e quadras poliesportivas ou de areia. Com uma área de lazer de quase 173.000 m², o Parque do Engordadouro “Ângelo Costa” está adaptado com bebedouros “pets”, para receber os bichinhos de estimação com coleira por meio do projeto-piloto “Vamos Juntos ao Parque” e piso tátil para a acessibilidade de deficientes visuais.

O Parque do Engordadouro fica na avenida André Costa, 1595, com acesso pelo bairro Morada das Vinhas ou também pela avenida Pedro Clarismundo Fornari.

3 – Teatro Polytheama

Um dos principais patrimônios históricos, culturais e arquitetônicos de Jundiaí, o Teatro Polytheama foi fundado em 1911 e figura atualmente como um dos poucos teatros centenários ainda em atividade no País. Em plena forma, o Polytheama mantém uma programação intensa, que contempla as mais diversificadas linguagens artísticas. Além da agenda de espetáculos, o teatro é também a casa da Orquestra Municipal de Jundiaí (OMJ), da Cia. de Teatro de Jundiaí e da Cia. Jovem de Dança, três dos corpos artísticos municipais mantidos pela Unidade de Gestão de Cultura.

Fica localizado na Rua Barão de Jundiaí, 176 no Centro.

4 – Sesc

O Sesc Jundiaí foi inaugurado em abril de 2015. A unidade chama a atenção pelo arrojado desenho arquitetônico, assinado pelas arquitetas Christina de Castro Mello e Rita Vaz, e segue conceitos atuais de sustentabilidade, respeitando as características do terreno e a integração com a natureza em volta.

No interior possui cinco pavimentos com salas de ginástica, quadra poliesportiva, campo de futebol society, teatro para 222 pessoas, espaço de exposições, um ginásio com 750 lugares, conjunto aquático, biblioteca com 5 mil títulos e estacionamento.

Sua unidade na cidade fica na Av. Antônio Frederico Ozanan, 6600 – Jardim Botânico.

5 – Mundo da Criança

É um espaço inovador, que estimula o contato e a interação com a natureza, o brincar e a experiência, por meio de estações de brinquedos, paredes de escalada, quadras esportivas, pista de skate, áreas verdes para lazer, cultura e aprendizagem, fontes interativas e trilhas.

O Mundo das Crianças é a extensão da área de preservação da represa que abastece a cidade e a concretização das concepções sobre a infância que o município vem desenvolvendo, com base em pesquisas sobre a criança e em experiências internacionais sobre as relações do ambiente urbano e o planejamento de políticas públicas.

Localizado na Rodovia João Cereser, Pista Sul – Km 64+400 – Pinheirinho.

Jundiaí tem lazer para todos os gostos!