O diretor da Construtora Applausi, Rafael Benassi, acompanhado da Bióloga, Rosi Rabello Santos, participou de um evento promovido pela Prefeitura de Jundiaí, para lançar o Selo “Empresa Amiga dos Direitos Humanos”, no auditório do CIESP Jundiaí, dia 19 de fevereiro.
Rafael acompanhou atentamente as apresentações e explicações e ficou impressionado como que ouviu. “Estamos trabalhando para implantação da política de ESG e a questão social, como foi muito bem-dito durante o lançamento do selo é muito importante. E para nós, aqui na Applausi, também. Vemos com bons olhos esta iniciativa da Prefeitura de criar este selo para incentivar as empresas a melhorarem as suas práticas de gestão e também divulgar para o mercado como as empresas estão contribuindo com este tema”, comenta Rafael, destacando que vai estudar o edital para avaliar a adesão da Applausi.
“O Selo Empresa Amiga dos Direitos Humanos é uma iniciativa pioneira da Prefeitura de Jundiaí, com foco na sensibilização e no reconhecimento das empresas que demonstram um compromisso autêntico com práticas empresariais responsáveis. É fundamental que as empresas jundiaienses se engajem nesta iniciativa, pois ela ressalta a importância do ESG (sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança) e o papel vital que as empresas desempenham no desenvolvimento da nossa cidade”, afirma o prefeito Luiz Fernando Machado.
O prefeito ressaltou ainda a presença de Rafael Benassi, entre os empresários que acompanharam o lançamento do selo. “Rafael é um jovem empresário, que tem, como poucos, a capacidade de enxergar e entender o desenvolvimento urbanístico da nossa cidade. Jundiaí tem muita gente capacitada, tem muito empresário comprometido e precisamos reconhecer quem são eles”, destaca.
A iniciativa é das Unidades de Gestão de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (UGDECT), Casal Civil (UGCC), por meio da Assessoria de Políticas de Direitos Humanos, Governo e Finanças (UGGF), pela Rede de Cooperação, e Inovação e Relação com o Cidadão (UGIRC), além da Escola de Gestão Pública (EGP).
“Queremos identificar iniciativas e práticas de promoção dos direitos humanos no ambiente empresarial e incentivar uma reflexão quanto à responsabilidade das empresas com o respeito aos direitos humanos. Além de fomentar o desenvolvimento econômico, com atração de empresas e criação de empregos, o governo do prefeito Luiz Fernando Machado sempre esteve focado nas pessoas e na criação de condições para que elas possam se desenvolver” destaca o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi.
O Projeto
O selo tem como característica principal identificar e reconhecer as práticas dos direitos humanos no ambiente empresarial e ampliar a interação entre as empresas, o poder público e os cidadãos a respeito do tema. Haverá três diferentes categorias: Bronze, Prata e Ouro. As empresas garantirão um deles de acordo com a pontuação atingida por meio das ações desenvolvidas. O anúncio do resultado e a entrega dos selos será feita ainda neste ano.
“Um dos objetivos do selo é promover o fortalecimento da consonância entre políticas públicas e proteção dos direitos humanos no ambiente empresarial e propor o compromisso público de respeito aos direitos humanos nas atividades empresariais, reconhecendo publicamente essas práticas responsáveis”, avalia o gestor da Casa Civil, Dr. Gustavo Maryssael.
“Este projeto é um reflexo da eficácia do modelo de governança municipal, estruturado em plataformas transversais. Uma estratégia inovadora, concebida pelo prefeito Luiz Fernando Machado. Este modelo representa um exemplo de excelência e inovação para o Brasil”, diz o gestor de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Sami Mansour.