O enterramento de cabos de distribuição de energia vem ganhando espaço nos empreendimentos imobiliários e está presente também no Villaggio Engordadouro, loteamento fechado, com terrenos a partir de 250 m², em Jundiaí/SP, ao lado do Distrito Industrial e com fácil acesso às rodovias Anhanguera e Bandeirantes.
De acordo com o consultor e especialista em infraestrutura, Wilson Roberto Melato, o enterramento das redes de energia elétrica é forte tendência em todo o mundo. “A rede elétrica subterrânea traz impactos positivos no uso do espaço público e na estética do meio urbano, além de contribuir para a segurança das pessoas”, avalia.
Melato explicou ainda que a rede aérea é extremamente suscetível a descargas elétricas naturais e a acidentes como queda de árvores e a colisão de veículos. “Por estar exposta sobre o calçamento, pode colocar pessoas e bens em risco, além de atrapalhar a circulação e comprometer a estética do empreendimento. Este é um dos diferenciais do Villaggio Engordadouro que vai ao encontro do desejo dos moradores pela valorização do imóvel”, reforça.
Necessidade aliada à estética e acessibilidade
Com a ampliação da demanda por energia, a conversão de redes aéreas em subterrâneas tem se tornado, também, uma necessidade. Afinal, a estrutura sustentada por postes possui uma clara limitação. “Aliadas às vantagens na parte funcional da rede, temos também muitos ganhos para o empreendimento: a rede subterrânea facilita a mobilidade, permitindo que as árvores e o paisagismo proposto para o loteamento cresçam naturalmente, sem os obstáculos de postes e fiação. Ao mesmo tempo, aumenta a segurança nas calçadas e, inclusive, melhora a acessibilidade: são muitos benefícios”, explica o consultor e especialista em infraestrutura, Wilson Roberto Melato.
Para conhecer esta e outras vantagens do Villaggio Engordadouro, visite a Loja Applausi que fica na Av. das Indústrias, 2.101, no bairro Engordadouro (ao lado do posto Videira, em Jundiaí/SP).