Sempre comentamos que Jundiaí é uma cidade cheia de estrutura que conta com diversas opções de lazer. Hoje preparamos uma lista de vinícolas e adegas para os amantes de vinho!
Além de ser um ótimo programa para o final de semana, o passeio proporciona experiências incríveis e inusitadas, como passear em meio às parreirais, degustar vinhos e queijos, entre outras coisas.
Pensando nisso, a Applausi fez uma lista com 5 vinícolas incríveis em Jundiaí que você precisa conhecer:
1 Adega Brunholi
A Família Brunholi teve origem no Brasil, quando o senhor Antonio Brunholi, fugindo da guerra, chegou na cidade de Itatiba e começou a trabalhar nas lavouras de café. Depois de alguns anos conseguiu comprar um pedaço de terra em Jundiaí (Sítio Pinhanduva), onde começou com a sua plantação de uva. Após vários anos, até hoje 4 gerações deram continuidade ao seu sonho.
Hoje o complexo Villa Brunholi, possui a Fábrica de Vinhos, a Adega, o Restaurante, o Museu do Vinho e uma mini fazenda. Recebeu por volta de 2000 pessoas em um final de semana passando por suas diversas atividades.
2 Adega Maziero
Fundada há mais de 60 anos, a Adega Maziero, atualmente administrada por Pedro Maziero e seu filho Clemente Natal Maziero, foi a adega escolhida para produzir o vinho que o Papa Bento XVI usou para celebrar a missa em sua vinda ao Brasil em 2007. O vinho servido na celebração foi o Rosé Suave.
Em 2013 a Adega Maziero voltou a fornecer o vinho que foi servido no almoço do Papa Francisco em sua visita ao Brasil. Os vinhos da ocasião foram o Moscato Seco e o Bordô Seco para o almoço e o Rosé para a celebração.
3 Vinícola Saccomani
A história da vinícola teve início em 1885, em Gênova – Itália, quando o Sr. Luize Saccomani e sua esposa Pellegrina Saccomani, embarcam com destino ao Porto de Santos, no Brasil. Trouxeram em sua bagagem mudas da uva Catawba Rosa, e se instalaram no bairro Vila Arens, em Jundiaí, onde plantaram em sua residência as mudas até 1970, sendo plantadas no futuro pela neta, Sra. Darci Saccomani em sua casa no Horto Florestal, em Jundiaí.
Hoje a propriedade é administrada pela 4ª geração da família, representada pelo Sr. José Eduardo, que busca manter a tradicional forma de cultivo das parreiras em sistema de caramanchão (Pergolado) e utilizando métodos tradicionais e modernos na fabricação de seus produtos.
O visitante pode fazer um passeio pela mata, conhecer a plantação de uvas, além dos pés de jabuticaba e banana. A propriedade ainda possui um lago que pode ser visitado e aos finais de semana oferecem o serviço de almoço caipira.
4 Adega Fontebasso
Em 1892, o senhor Santo Fontebasso comprou a propriedade e nela se instalou com a família, onde começou a produzir uvas para consumo e venda e também outras pequenas produções de hortaliças e pequenas criações de animais. Hoje em dia, continuam com a tradição e os costumes daquela época, com a produção rural e artesanal do vinho, que pode ser degustado no local.
Há mais de 100 anos, a família Fontebasso produz uvas e vinhos em Jundiaí. A tradição que foi passada de pai para filho, hoje está nas mãos de Rodinei, que continua cultivando uvas e produzindo os próprios vinhos. O destaque são as uvas Corbina e Máximo IAC 138 – cruzamento das uvas Seibel e Syrah – que produz um vinho tinto diferenciado.
5 Adega Marquesim
A propriedade foi adquirida pelo Sr. Adolpho Marquesim em 1951 e continuada pelo filho, Sr. Aquilino Marquesim, sempre cultivando a uva e fazendo vinho para consumo próprio. Posteriormente o Sr. Aristeu Marquesim integrou-se à cooperativa AVA, passando a comercializar para o público em geral e continuando com o filho Evandro Marquesim.
Esperamos que conheça essa seleção de lugares e se divirta muito explorando Jundiaí. Até o próximo artigo!