A construção civil e o mercado imobiliário desempenham papel fundamental no desenvolvimento das cidades. Em Jundiaí, construtoras como a Applausi, contribuem significativamente para a geração de empregos e renda, melhoria dos bairros e em contrapartidas para as prefeituras.

Neste mês de abril, a comemoração do aniversário da Construtora Applausi ganha outra motivação: o sucesso de vendas do Applausi Villaggio Engordadouro, o primeiro empreendimento da construtora, e a transformação do do bairro. Desde que foi lançado, o empreendimento já gerou diversos empregos diretos e indiretos, abrangendo desde a mão de obra necessária para a construção de novos empreendimentos até os serviços relacionados, como arquitetura, engenharia, design de interiores, entre outros. “O empreendimento vem não apenas para impulsionar a economia local, mas também oferece oportunidades de trabalho para a população, contribuindo para a redução do desemprego e o aumento da renda das famílias”, comentou Rafael Benassi, diretor da Applausi.

O Applausi Villaggio Engordouro está tranformando o bairro e a região no entorno

A construção de novos empreendimentos imobiliários promove a melhoria dos bairros e das infraestruturas urbanas, contribuindo para o desenvolvimento urbano sustentável, como comenta Jones Henrique Martins, gestor de Governo e Finanças da Prefeitura de Jundiaí.

“O mercado imobiliário e da construção civil desempenham um papel crucial no desenvolvimento urbano sustentável. Ao investir em infraestrutura, como construção de habitações eficientes em termos energéticos, uso de tecnologias verdes e implementação de espaços públicos acessíveis, o setor contribui para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos e para a redução do impacto ambiental”, explicou o gestor, defendendo que o planejamento urbano sustentável pode ser promovido através de parcerias entre o setor público e privado. “A partir destas parcerias, é possível criarmos novos bairros e comunidades que sejam economicamente viáveis, socialmente inclusivas e ambientalmente responsáveis”, completou.

O Villaggio Engordadouro apresenta para a cidade um novo olhar em infraestrutura que envolve vias públicas com cabeamento subterrâneo, sistema de saneamento básico, gás encanado, áreas verdes e espaços de lazer que beneficiarão a qualidade de vida dos futuros moradores.

Jones Martins é gestor de Governo e Finanças da Prefeitura de Jundiaí

Para o gestor, os empreendimentos imobiliários também geram contrapartidas significativas para as prefeituras, por meio do pagamento de impostos, taxas e contribuições, que são fundamentais para o financiamento de políticas públicas, investimentos em infraestrutura e prestação de serviços essenciais à população. “O mercado imobiliário tem o potencial de impulsionar significativamente o desenvolvimento econômico e social de uma cidade. A geração de emprego e renda decorrente da construção e manutenção de imóveis, bem como a valorização das áreas circundantes, podem estimular o crescimento econômico local. Além disso, os projetos imobiliários podem incluir contrapartidas, como a melhoria da infraestrutura urbana e a oferta de espaços públicos, contribuindo para a qualidade de vida da população e para a promoção da equidade social”, explicou Jones Henrique Martins, Gestor de Governo e Finanças da Prefeitura de Jundiaí.

Em setembro de 2023, a Applausi entregou um novo espaço de convivência e aprendizado, no Jardim Guanabara, com horta urbana, parque naturalizado e Jardim de Chuva, em contrapartida pelas obras do Villaggio Engordadouro. “É ótimo saber que nossas contrapartidas são investidas em projetos que são ambientalmente responsáveis e fazem a diferença na comunidade”, comentou. “Nós temos como missão melhorar os bairros, as regiões e as cidades por onde passamos e não só para os moradores dos nossos empreendimentos, mas para toda a comunidade do entorno”, completou.

 O legado da família Benassi

Rafael explicou ainda que esta postura da Applausi em contribuir para transformar os bairros onde são construídos os empreendimentos, é uma tradição da família Benassi. “A nossa família sempre teve uma ligação muito forte com as tradições. Com eles, aprendi que a gente tem que trabalhar para que o amanhã seja melhor do que hoje. Por isso, ao fundar a Applausi, trouxemos um novo olhar para o urbano. Estamos promovendo uma nova forma de pensar e organizar a cidade, levando mais eficiência e desenvolvimento, além de torná-la mais sustentável: esta tem sido a minha principal busca ao longo desses anos no exercício da minha profissão”, comentou Rafael.

Este legado empreendedor da família também foi ressaltado por Jones Henrique Martins, gestor de Governo e Finanças da Prefeitura de Jundiaí. “A veia empreendedora da família Benassi no mercado imobiliário demonstra um compromisso de longo prazo com o desenvolvimento da cidade. As construtoras do grupo evidenciam essa visão estratégica de diversificação de investimentos e a capacidade de adaptar-se às demandas do mercado ao longo do tempo. Essa visão empreendedora não apenas fortalece a economia local, mas também enriquece a comunidade ao oferecer diferentes opções de moradia e serviços. O legado da família é um testemunho do impacto positivo que o empreendedorismo pode ter no desenvolvimento urbano e social”, completou.